Rua Sítio do Ribeirão, n. 1000, Jd. Santa Maria, Cotia - 06709-450
(11) 3653-0220

Tirantes Provisórios e Definitivos

A Solofix Fundações investe em equipamentos  que possibilitam à empresa executar obras de diferentes níveis de complexidade. Buscamos formar profissionais capacitados e constantemente atualizados para manter a nossa qualidade nos serviços prestados.

Fases para execução:

Execução do furo – Montagem e instalação do Tirante – Injeções de Nata de Concreto – Protensão dos tirantes.

O processo para execução do tirante é realizado por uma perfuratriz rotativa que perfura o solo  com jato de água ou ar. Com uma bomba, é feita a primeira injeção de nata de cimento – denominada “bainha” -, que possibilita manter o furo aberto.

Os tirantes são montados através de um conjunto de cordoalhas e tubos especificados em projeto e instalados cuidadosamente no local. Decorrido o tempo de cura (aproximadamente 12 horas após a bainha), são realizadas as subsequentes injeções de consolidação, formando o “bulbo”, responsável pelo atrito lateral entre o tirante e o solo.

Passado o tempo de cura das injeções (aproximadamente quatro dias após a 1ª injeção), realiza-se a protensão do tirante. Depois, com um macaco hidráulico (sistema de ação e reação), protende-se o tirante na viga de reação de aço ou concreto ou em parede diafragma.