Rua Sítio do Ribeirão, n. 1000, Jd. Santa Maria, Cotia - 06709-450
(11) 3653-0220

Solo Grampeado

Solo Grampeado também conhecido como “soil nailing”, é um procedimento de contenção aplicado a cortes em maciços de terra. O sistema utiliza, basicamente, chumbadores, concreto projetado e drenagem, e tem como objetivo estabilizar taludes de corte de forma temporária ou, o que é mais comum, permanente. Tem uma ótima relação custo x benefício se comparada a outras soluções de contenção. A contenção ocorre por conta da ancoragem de chumbadores sub-horizontais, que atuam de forma passiva, e são introduzidos no maciço e depois fixados com calda de cimento.

A técnica pode ser aplicada em um maciço a ser recortado ou como reforço em taludes já existentes. No primeiro caso, a contenção é feita por etapas: executa-se a primeira linha de chumbadores e o revestimento com concreto projetado para seguir com o aprofundamento da escavação. Sua execução pode se dar de forma descendente ou ascendente dependendo do platô de trabalho. Simultaneamente ao avanço do grampeamento, é executado o sistema de drenagem – com drenos profundos, de paramento e canaletas ou descidas d’água.

A Solofix vem se aprimorando ao longo dos anos, resultando em bons resultados e uma melhor evolução dos métodos de análise para a necessidade de execução de tal solução.